Rotina:
Antes da saída, seja em grupo ou nesse caso, com a Chris, costumo definir uma rotina dos dias de viagem, onde (mais ou menos) definimos como serão os dias, como e o que faremos antes, durante e depois da viagem do dia. Para esclarecer vou colar aqui a rotina que fizemos para essa do Ushuaia:
Rotina da Viagem
(Usar sempre fuso horário Brasileiro)
- Acordar 6:30 para sair no máximo as 8 hs;
- Chegar na cidade destino e abastecer, lubrificar corrente e encontrar Hotel;
- No Hotel: colocar aparelhos para carregar, estender roupas ou lavar;
- Pequenos reparos na moto;
- Banho e Janta;
- Combinar café da manhã no Hotel e deixar pago caso necessário.
- Verificar programação do dia seguinte, verificar previsão do tempo quando precisar;
- Separar documentos ou dinheiro para câmbio qdo for passar fronteiras.
Isso é coisa de sujeito chato, concordo, mas facilita demais as coisas. Com a Chris, pensamos muito igual e nem haveria a necessidade de fazer um desses, mas numa viagem em grupo, ahhh, isso é definitivo!
Visual:
Em um dos Postos que paramos na Argentina para abastecer, o frentista me pediu um "calco" da viagem, um adesivo. Disse que todos os Brasileiros que passam lá tinham adesivos das suas viagens e que ele colecionava, hehehe! Pois bem, não sei se é uma mania Brasileira ou Motociclistica, mas o fato é que eu pelo menos gosto de dar nome as viagens e a partir dai, fazer adesivos e camisetas que ficam de recordação para sempre.
Nessa usamos uma foto tirada pela Marisa, mulher do meu amigo Léo de Itapira, quando saíamos do seu bar, de uma reunião que fizemos lá. Foi um "beijo de capacete"! (O Léo tá no fundo, á esquerda da foto, figura!)
E fizemos a partir dessa foto as imagens do adesivo:
E das camisetas:
Itinerário:
Gosto de prever o máximo possível o trajeto, apesar de não definir exatamente as paradas para pernoite entre outras coisas, mas pelo menos para termos um plano à seguir e para dar rumo à viagem.
Faço sempre um resumo dos dias e das possibilidades de desvios ou paradas para cada dia e fica mais ou menos como esse que fizemos para a viagem:
PLANEJAMENTO DA VIAGEM
DATA | ORIGEM | DESTINO | OBSERVAÇÃO |
13/11 | Campinas | Lages | 839km Pode ser que tenhamos que parar antes, em Mafra por exemplo |
14/11 | Lages | Chui | 858km Se tivermos parado em Mafra, seguiremos até Porto Alegre ou algum lugar perto para cruzar o Uruguai e talvez pernoitar lá no outro dia |
Já vou contar um dia a mais | |||
16/11 | Chui | Glew | 596km Teremos que fazer 4 Aduanas (Brasil-Uruguai-Argentina), além do Buquebus e Cambio Uruguaio e Argentino |
17/11 | Glew | Bahia Blanca | 679km, podemos fazer o cambio neste dia cedo |
18/11 | Bahia Blanca | Puerto Madryn | 668km, podemos ver as pinguineras quando chegarmos. Temos a opção de parar antes em Sierra Grande ou depois, em Trelew |
19/11 | Puerto Madryn | Comodoro Rivadavia | 440km De onde pararmos, passaremos em Punta Tombo e chegaremos a Comodoro ou passaremos e chegamos a Caleta Olivia |
20/11 | Comodoro Rivadavia | Rio Gallegos | 780km será o dia mais puxado da ida. Muito vento durante parte da manhã e tarde. Mas temos várias opções antes de R Gallegos, como Comandante Luis Piedrabuena |
21/11 | Rio Gallegos | Ushuaia | 575km, Talvez agente fique um dia nesse trecho por conta de fazer trocas de óleo e etc. Nesse trecho teremos uma Balsa e 4 Aduanas e 150km de ripio |
Já vou contar um dia a mais | |||
23/11 | Ushuaia | Ushuaia | Vamos passear na região. Andar no trem do Fim do Mundo, visitar o Monte Martial (teleférico) |
24/11 | Ushuaia | Punta Arenas | 477km com 2 aduanas, uma Balsa e uns 150km de ripio |
25/11 | Punta Arenas | Torres Del Paine | 459km contando a entrada no parque. Asfalto. Devemos dormir numa Estancia, 1km antes da entrada do parque, senão seguiremos até Cerro Castillo. |
Podemos também pular essa parte e ir de Ushuaia até El Calafate direto, mas são 2 dias. | |||
26/11 | Torres Del Paine | El Calafate | 424km com 2 aduanas. Segundo as informações do site ruta0.com que eu vejo as condições das estradas, é tudo asfalto. Podemos ver o Glaciar Perito Moreno logo que chegarmos, depois hotel, vinho e cama |
27/11 | El Calafate | Três Lagos | 413km se formos até El Chalten para ver o Fitz Roy e o Lago Del Decierto. Se fizermos isso, e formos encarar o ripio, podemos passar de Três Lagos e seguir até perto de Gobernador Gregores que tem uma Estancia chamada La Angostura que recebe viajantes de moto. Senão, de El Chalten seguiremos pelo desvio do Ripio, por Esperanza, Comandante Luis Piedrabuena, Comodoro Rovadavia e direto a Esquel |
28/11 | Três lagos | Bajo Caracoles | 429km com a ida a Cuerva de Las Manos. Esse trecho é o que aparece como tendo bastante ripio. Se tiver ruim vamos no desvio citado acima, senão seguiremos por aqui. O desvio aumentaria mais um dia |
29/11 | Bajo Caracoles | Esquel | 668km, são uns 200km de Ripio, ou se o sujeito da Adventure Fair estava certo, asfaltando |
30/11 | Esquel | Bariloche | 286km, dá pra ver o Nahuel Huapi e td mais |
1/12 | Bariloche | Puerto Octay | 375km, podemos dormir mais pra frente de Bariloche, quase na fronteira, em Villa La Angustura e passar de Puerto Octay no outro dia, dormindo em Osorno |
2/12 | Puerto Octay | Pucón | 287km, também vai depender de onde dormiremos. Se dormirmos em Osorno, dá pra passar bem de Pucón e ficar em alguma outra cidade mais próxima do outro destino |
3/12 | Pucón | Valparaiso | 897km, Valparaiso fica no litoral, podemos optar por entrar em Santiago e dormir lá |
4/12 | Valparaiso | Mendoza | 406km com os Caracoles e 2 Aduanas no meio. Muita altitude, moto falhando e paisagens de tirar o fôlego, vamos levar o dia todo com ctza |
5/12 | Mendoza | Cordoba | 672km Etapa final da viagem. Muita monotonia e vontade de chegar, mas feliz da vida |
6/12 | Cordoba | Resistencia | 897km, muita reta e estradas perfeitas |
7/12 | Resistencia | Ciudad Del Este | 670km com 3 Aduanas, a do Brasil é unificada, cruzando o Paraguai de oeste a leste |
8/12 | Foz do Iguaçu | Rio Preto | 850km de asfalto bom |
Tudo bem...sou sistemático mesmo!!!! Mas funciona!!!
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