quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Ushuaia 2010 - Planejamento 5 - Rotina, Visual e Itinerário

Já deu pra perceber que gosto de planejar né?

Rotina:

Antes da saída, seja em grupo ou nesse caso, com a Chris, costumo definir uma rotina dos dias de viagem, onde (mais ou menos) definimos como serão os dias, como e o que faremos antes, durante e depois da viagem do dia. Para esclarecer vou colar aqui a rotina que fizemos para essa do Ushuaia:

Rotina da Viagem
(Usar sempre fuso horário Brasileiro)
- Acordar 6:30 para sair no máximo as 8 hs;
- Chegar na cidade destino e abastecer, lubrificar corrente e encontrar Hotel;
- No Hotel: colocar aparelhos para carregar, estender roupas ou lavar;
- Pequenos reparos na moto;
- Banho e Janta;
- Combinar café da manhã no Hotel e deixar pago caso necessário.
- Verificar programação do dia seguinte, verificar previsão do tempo quando precisar;
- Separar documentos ou dinheiro para câmbio qdo for passar fronteiras.

Isso é coisa de sujeito chato, concordo, mas facilita demais as coisas. Com a Chris, pensamos muito igual e nem haveria a necessidade de fazer um desses, mas numa viagem em grupo, ahhh, isso é definitivo!

Visual:

Em um dos Postos que paramos na Argentina para abastecer, o frentista me pediu um "calco" da viagem, um adesivo. Disse que todos os Brasileiros que passam lá tinham adesivos das suas viagens e que ele colecionava, hehehe! Pois bem, não sei se é uma mania Brasileira ou Motociclistica, mas o fato é que eu pelo menos gosto de dar nome as viagens e a partir dai, fazer adesivos e camisetas que ficam de recordação para sempre.

Nessa usamos uma foto tirada pela Marisa, mulher do meu amigo Léo de Itapira, quando saíamos do seu bar, de uma reunião que fizemos lá. Foi um "beijo de capacete"! (O Léo tá no fundo, á esquerda da foto, figura!)

E fizemos a partir dessa foto as imagens do adesivo:


E das camisetas:


Itinerário:

Gosto de prever o máximo possível o trajeto, apesar de não definir exatamente as paradas para pernoite entre outras coisas, mas pelo menos para termos um plano à seguir e para dar rumo à viagem.
Faço sempre um resumo dos dias e das possibilidades de desvios ou paradas para cada dia e fica mais ou menos como esse que fizemos para a viagem:

PLANEJAMENTO DA VIAGEM


DATA
ORIGEM
DESTINO
OBSERVAÇÃO
13/11
Campinas
Lages
839km Pode ser que tenhamos que parar antes, em Mafra por exemplo
14/11
Lages
Chui
858km Se tivermos parado em Mafra, seguiremos até Porto Alegre ou algum lugar perto para cruzar o Uruguai e talvez pernoitar lá no outro dia



Já vou contar um dia a mais
16/11
Chui
Glew
596km Teremos que fazer 4 Aduanas (Brasil-Uruguai-Argentina), além do Buquebus e Cambio Uruguaio e Argentino
17/11
Glew
Bahia Blanca
679km, podemos fazer o cambio neste dia cedo
18/11
Bahia Blanca
Puerto Madryn
668km, podemos ver as pinguineras quando chegarmos. Temos a opção de parar antes em Sierra Grande ou depois, em Trelew
19/11
Puerto Madryn
Comodoro Rivadavia
440km De onde pararmos, passaremos em Punta Tombo e chegaremos a Comodoro ou passaremos e chegamos a Caleta Olivia
20/11
Comodoro Rivadavia
Rio Gallegos
780km será o dia mais puxado da ida. Muito vento durante parte da manhã e tarde. Mas temos várias opções antes de R Gallegos, como Comandante Luis Piedrabuena
21/11
Rio Gallegos
Ushuaia
575km, Talvez agente fique um dia nesse trecho por conta de fazer trocas de óleo e etc. Nesse trecho teremos uma Balsa e 4 Aduanas e 150km de ripio



Já vou contar um dia a mais
23/11
Ushuaia
Ushuaia
Vamos passear na região. Andar no trem do Fim do Mundo, visitar o Monte Martial (teleférico)
24/11
Ushuaia
Punta Arenas
477km com 2 aduanas, uma Balsa e uns 150km de ripio
25/11
Punta Arenas
Torres Del Paine
459km contando a entrada no parque. Asfalto. Devemos dormir numa Estancia, 1km antes da entrada do parque, senão seguiremos até Cerro Castillo.



Podemos também pular essa parte e ir de Ushuaia até El Calafate direto, mas são 2 dias.
26/11
Torres Del Paine
El Calafate
424km com 2 aduanas. Segundo as informações do site ruta0.com que eu vejo as condições das estradas, é tudo asfalto. Podemos ver o Glaciar Perito Moreno logo que chegarmos, depois hotel, vinho e cama
27/11
El Calafate
Três Lagos
413km se formos até El Chalten para ver o Fitz Roy e o Lago Del Decierto. Se fizermos isso, e formos encarar o ripio, podemos passar de Três Lagos e seguir até perto de Gobernador Gregores que tem uma Estancia chamada La Angostura que recebe viajantes de moto. Senão, de El Chalten seguiremos pelo desvio do Ripio, por Esperanza, Comandante Luis Piedrabuena, Comodoro Rovadavia e direto a Esquel
28/11
Três lagos
Bajo Caracoles
429km com a ida a Cuerva de Las Manos. Esse trecho é o que aparece como tendo bastante ripio. Se tiver ruim vamos no desvio citado acima, senão seguiremos por aqui. O desvio aumentaria mais um dia
29/11
Bajo Caracoles
Esquel
668km, são uns 200km de Ripio, ou se o sujeito da Adventure Fair estava certo, asfaltando
30/11
Esquel
Bariloche
286km, dá pra ver o Nahuel Huapi e td mais
1/12
Bariloche
Puerto Octay
375km, podemos dormir mais pra frente de Bariloche, quase na fronteira, em Villa La Angustura e passar de Puerto Octay no outro dia, dormindo em Osorno
2/12
Puerto Octay
Pucón
287km, também vai depender de onde dormiremos. Se dormirmos em Osorno, dá pra passar bem de Pucón e ficar em alguma outra cidade mais próxima do outro destino
3/12
Pucón
Valparaiso
897km, Valparaiso fica no litoral, podemos optar por entrar em Santiago e dormir lá
4/12
Valparaiso
Mendoza
406km com os Caracoles e 2 Aduanas no meio. Muita altitude, moto falhando e paisagens de tirar o fôlego, vamos levar o dia todo com ctza
5/12
Mendoza
Cordoba
672km Etapa final da viagem. Muita monotonia e vontade de chegar, mas feliz da vida
6/12
Cordoba
Resistencia
897km, muita reta e estradas perfeitas
7/12
Resistencia
Ciudad Del Este
670km com 3 Aduanas, a do Brasil é unificada, cruzando o Paraguai de oeste a leste
8/12
Foz do Iguaçu
Rio Preto
850km de asfalto bom



Tudo bem...sou sistemático mesmo!!!! Mas funciona!!!

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