quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Ushuaia 2010 - Planejamento 4 - Aduanas

Ainda falando das Aduanas, existe muita controvérsia com relação aos procedimentos aduaneiros nos diversos países em que costumamos viajar.
Os procedimentos previstos em leis nem sempre são seguidos, por vários motivos, em algumas, como as unificadas do Brasil com Argentina por exemplo, existe o excesso de movimento, onde o procedimento deve ser resumido para não criar tumultos. Nestas unificadas, como a de Foz por exemplo, o procedimento é bem simples e rápido, além de os fiscais e policiais serem extremamente educados e prestativos.

Todos os viajantes tem dúvidas sobre os procedimentos, mesmo os mais experientes e por isso, perguntar antes para um fiscal é sempre uma boa opção.

Os procedimentos estão relacionados em vários sites (procure sempre os oficiais) como o Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores, Ministério de Obras Públicas do Chile, Ministério do Turismo Argentino, entre outros.
Nestes você pode verificar os documentos e procedimentos necessários para atravessar as fronteiras.

Mas posso dizer o que tenho comigo sobre isso: no caso da viagem com moto, deve se fazer o procedimento para o piloto e para a moto separadamente, então, inicialmente procure na Aduana o departamento de Migração e faça o procedimento para o piloto.
Na maioria das Aduanas o procedimento exige o preenchimento de um papel, para agilizar os trâmites, então se informe antes se há essa exigência e já comece a preenchê-lo.

Ah, leve sempre uma caneta junto com você para não depender da estrutura deles.

Nesse procedimento os documentos pessoais são exigidos, como o Passaporte, ou RG e o tal papel.
Em seguida deve-se fazer o procedimento para a moto. Este é a documentação que comprova a entrada do veículo para fins de turismo no País.

Na saída do País, você deve se certificar se há a necessidade de "dar a saída" do veículo.

Em alguns países como o Uruguai e Bolívia é necessário ainda que se passe no departamento Policial da Aduana para adquirir uma Autorização para Transitar com o veículo naquele País e, no caso da Bolívia, essa autorização deve ser carimbada em todos os "Postos Policiais" localizados nas estradas.

Não se assuste na Bolívia ao avistar um desses:

Pare na "barreira" por que é obrigatório e pode lhe criar grandes problemas depois se não tiver todos os carimbos de onde passar.


Lembre-se: Cada País com sua lei e somos turistas, devendo sempre respeitar ao máximo tudo que nos é imposto.


Apesar de tudo isso, a Bolívia é um dos Países mais bonitos para viajar de moto, com um povo simpático e receptivo.

O Uruguai é um País lindo também e verdadeiramente "irmão de fronteira". Os Uruguaios são muito animados e respeitadores. Adoram o Brasil e os viajantes Brasileiros.
Nas Aduanas, além dos procedimentos rápidos e claros, os fiscais são curiosos com relação às motos, locais que visitaremos e etc. Muito bom!

Um comentário: