quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Ushuaia 2010 - Planejamento 3 - Mapas e referências

Vamos ao planejamento propriamente dito da viagem.

Faço sempre o plano das rotas no programa da Garmin (GPS) o Map Source, usando os mapas do projeto Tracksource, Mapear, Cono Sur entre outros.
Fizemos inicialmente um trajeto saindo do Brasil pelo Chuí, estrategicamente, para encontrar alguns amigos no caminho, como aconteceu, vou falar sobre isso depois.
Sairíamos pelo Chuí, passando pelo Uruguai para chegar à Buenos Aires, onde a Chris tem família, mais precisamente na cidade de Glew, à uns 30 kms do centro de Buenos Aires. De lá seguiríamos pela Ruta Nacional 3 até a Tierra Del Fuego e ao Ushuaia.

A ideia era voltarmos por Punta Arenas, visitar as Torres Del Paine, e retornar à Argentina para El Calafate, El Chalten, subir até San Carlos de Bariloche (Ruta Nacional 40) e dai Chile novamente para conhecer a região dos lagos, vulcões e Aconcágua, voltando ao Brasil por Mendoza, Cordoba e finalmente Paraguay.

O plano inicial era esse:


Lógico que as rotas não saem do nada, agente pesquisa bastante na internet, nos sites oficiais dos países que vamos visitar entre outros, por isso quero citar aqui algumas das fontes de pesquisas nossas:

Argentina Turismo
Departamento de Transito Argentino
Guia de Hotéis da Argentina
Ministério de Relações Exteriores Argentino
Todo Turismo - Site Argentino de Turismo
Site de Turismo Argentino
Considero o Melhor site de Rotas Argentino
Ministério de Obras Viais Chileno
Transbordadora Austral - Ferry do Estreito de Magalhães
Departamento de Trânsito Chileno

Acostumamos também anotar alguns Hotéis no planejamento, dando preferência aos Hostels, em particular ao Hostelling International. É o antigo "Albergue da Juventude" e tem hospedagens para todos os gostos, de um quarto compartilhado, com várias camas tipo beliche, onde se divide com gente de todo o canto, até um quarto de casal, com banheiro privativo, café da manhã e tudo o mais que um bom Hotel pode oferecer.
Alguns são gratas surpresas, com acomodações sensacionais à preços bem interessantes, vale a pena!

Esse é o HI de El Calafate (1 dos 2 que existem lá)

Pegamos também informações, no caso desta viagem, sobre as balsas, ou ferrys que usaríamos no trajeto, como por exemplo o Buquebus e o Transbordador Austral.

Para resumir, tentamos sempre viajar com o mínimo de surpresas. Levamos inclusive parte desse planejamento impresso, desde os mapas (caso os 2 gps's dêem um piripaque), horários das balsas, tarifas delas e de hotéis, enfim, tudo o que é possível para seguirmos tranquilo o mais rápido possível.

Ah, sem esquecer do câmbio! Como relatei na viagem de Machu Picchu, para Ushuaia não fiz diferente. Fiz um arquivo que também imprimimos onde tinha as cotações das diversas moedas dos Países que passamos: pesos argentinos, chilenos, uruguaios e também Guaranis, além de marcar todos os pontos de casas de câmbio pelo caminho que faríamos.

O arquivo que faço e imprimo é assim:

Cotações e Conversão de Moedas:
Para R$ 1,00
Peso Uruguaio: $ 11,70 Taxa: 0,08549 REAL = 1 PESO/URUGUAIO
Peso Argentino: $ 2,33 Taxa: 0,4287 REAL = 1 PESO/ARGENTINA
Peso Chileno: $ 282,97 Taxa: 0,003534 REAL = 1 PESO/CHILE
Guarani Paraguaio $ 2.896,03 Taxa: 0,0003453 REAL = 1 GUARANI/PARAGUAI
Dolar dos EUA $ 0,59 Taxa: 1,697 REAL = 1 DOLAR-DOS-EUA
Data cotação utilizada: 08/11/2010

Com dados captados do site do Banco Central do Brasil. Fica mais difícil de se atrapalhar ou até mesmo de ser enganado.

As Aduanas também são uma preocupação no planejamento. Teve uma situação, saindo da Bolívia para entrar no Peru, pelo paso de Desaguadero em 2009, que fomos salvos por essa marcação no GPS. A aduana para motociclistas na Bolívia, naquele local, fica muito escondida e ficaríamos alguns minutos procurando, não fosse esse precioso ponto de gps previamente anotado, hehehe! Vale o trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário