sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Ushuaia 2010 - 8º Dia - 19/11/2010 - 580 km

Saímos de Trelew bem cedo com destino final em Comodoro Rivadávia, mas com escala na Colônia de Pinguins de Punta Tombo.

Que passeio sensacional! Optamos por passar direto por Puerto Madryn, onde se concentram as "pinguineras", "loberias" e etc por ser um lugar muito turístico e visitarmos Punta Tombo, local que a Chris já conhecia de outro passeio que fez pela região. Acertada a opção! Trata-se de um parque enorme, com trilhas sinalizadas para os turistas, com milhares de "ninhos" de piguins que vem àquela região para desovar e criar os pinguins filhotinhos, lindo demais!



Para chegar ao parque deve-se sair da Rodovia 3 há uns 60 km depois de Trelew. Dali são uns 20 km de asfalto e mais 40 km de rípio. Com muito cuidado no ripio por que existem vans, carros de passeio e algum movimento por conta de turistas que entram e saem do parque.
O parque é muito bem estruturado, com lojinha de presentes, banheiros, bar e fiscais super atenciosos que te indicam os caminhos e até guardam seu capacete, hehehe!


rodovia dos pinguins, mão dupla, hehehe

A viagem havia começado de verdade, era nosso sentimento ali!

Quando saímos do parque, percebemos que poderíamos ter problema com combustível. A autonomia da Rosinha chega aos 250 km e já havíamos andado 140 km. Fiquei um tempo na porta do parque procurando um posto mais próximo para abastecer e vi que havia um numa cidade, Uzcudum, já novamente na Ruta Nacional 3, e foi pra lá que nós seguimos! Lá no posto, que suei frio até chegar (por que não enchi o tanquinho reserva em Trelew), abastecemos o tanquinho com 5 litros para emergências.


posto Shell em Uzcudum, a cidade é o posto e mais 2 casinhas


É sempre muito legal essas janelas cheias de adesivos, mais ainda no exterior. Sempre encontramos um conhecido e deixamos um nosso para que outros possam apreciar. Nessa em particular, havia um, que na verdade não era adesivo, era escrito de "canetinha" do Vladimir Yarets, motociclista que sou muito fã, um russo surdo-mudo que viaja pelo mundo...foi muito legal ver que estava em um lugar onde ele havia passado.

Essa é uma foto que tirei dele na ocasião em que ele passava por Brasília. Eu estava lá visitando a cidade com meus filhos quando vi o cidadão. Foi muito emocionante! Na emoção, só consegui tirar essa foto com o celular, mas me aproximei dele com os meninos e ele gesticulou dizendo que tinha saudades da casa dele, abraçando meu filho menor, o Lucas. O André, meu filho maior ficou olhando meio como quem diz: quem é esse sujeito e o que meu pai tá fazendo.... Hehehehe! Coisas do motociclismo, nossos heróis!!!


Depois da "megalópole" Uzcudum, andamos mais uns 250 km e paramos em Salamanca para abastecer a Rosinha com os 5 litros de emergência. Além do abastecimento, com muuuuito vento, diga-se de passagem, aproveitei para colocar o forro na jaqueta e trocar de luva por uma mais quente. Nesta foto dá pra ver minha cara de frrrrriiiiiooo!


Seguimos rumo Comodoro Rivadávia e paramos num posto na cidade. Logo antes desse momento, com o vento lateral (já absurdo), passamos por um momento bastante estressante: toda a ultrapassagem, com vento vindo da direita, é perigosa, e a ficha caiu numa dessas onde ultrapassei um ônibus e logo em seguida a Chris veio. Quando ela começou a passar, um carro já vinha junto com ela e vinha outro no sentido contrário, longe, mas dava pra ver. Quando se passa um ônibus com o vento assim, ao lado dele o vento para e a moto volta a ficar reta, só que depois, na frente do ônibus o vento volta, em forma de rajada. A Chris fez a ultrapassagem e quando foi voltar, não conseguia retornar para a nossa pista, com um carro atrás e outro vindo...nossa, foi apavorante ver aquilo pelo retrovisor e pior, ouvir ela apavorada pelo comunicador, deu muito medo!

Bom, experiência adquirida, paramos para abastecer em Comodoro e resolvemos continuar até Caleta Olívia. Esse trecho é maravilhoso, bem ao lado das praias, com vistas exuberantes e revoadas de pássaros, lindíssimo e bom para tirar um pouco o stress!!!


Naquele momento da ultrapassagem tive muito medo, muito mesmo! Ali caiu minha ficha com relação à responsabilidade de ir solo com a Chris e também sobre qual tipo de mulher é essa pessoa! O poder de lidar com uma coisa dessas, de ter bom senso e jogo de cintura em um momento tão apavorante, me fez ver que mulher incrível que ela é! Que sorte que eu tenho!!!

Um comentário:

  1. É incrível como nós motociclistas de viagem temos sentimentos tão parecidos. O relato de vocês desse dia me emocionou... Te parafaseando: Que sorte que EU tenho André! (de ler esse relato). A Chris é guerreira e mto legal ver a sinergia de vcs.

    ResponderExcluir