sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ushuaia 2010 - 15º Dia - 26/11/2010 - 459 km

Saímos de Rio Gallegos para conhecer finalmente El Calafate. Tinha ideia que seria um dia bem "severo" por causa dos ventos e que encontraríamos uma cidade muito bonita, mas não sabia que se tratava da parte mais legal da viagem, e foi! Uma das mais legais para ser correto com as outras atrações!

O trajeto é perfeito pela Ruta Provincial 5 e, depois de Charles Fuhr, pela Ruta Provincial 11. Asfalto perfeito com boa sinalização, paisagens incríveis e o atrativo mais comum, vento!


Paramos para abastecer em Esperanza, praticamente o meio do caminho. Lá tem um YPF com boa proteção aerodinâmica, hehehehe, voltávamos a nos preocupar com a forma de parar a moto no posto para não tombar, e tem também uma pequena pousada, caso seja necessário pernoitar lá.
Tinhamos a "esperanza" que o vento diminuísse um pouco por estarmos mais ao centro do Continente, mas não aconteceu isso. Fomos seguindo inclinados mesmo até Calafate.

Depois da cidadezinha já se pode avistar a Cordilheira do Andes.... nossa, a viagem muda muito com paisagem, e essa é das mais lindas! Vai te seguindo pelo lado esquerdo, o tempo todo, com as enormes montanhas e seus picos com "neve eterna", sensacional!


Nenhuma foto pode descrever a paisagem!

Pelo caminho, vários mirantes para fotografar, muitos motociclistas, vários ciclistas, com suas bicicletas com carretas acopladas, isso sim é aventura!

Enfim El Calafate! A cidadezinha, também turística, é muito bonita, entre montanhas, com suas casas coloridas, ruas perfeitas e um povo super amistoso e hospitaleiro. Nossa ideia era nos hospedar e ir direto ao Glaciar Perito Moreno. Tínhamos, como sempre, como primeira opção o Hosteling International, e seguimos para o que havíamos anotado, mas já na entrada da cidade vimos um com a bandeirinha característica do HI e entramos. Lá existem 2 HIs, idênticos e optamos então por ficar neste mesmo. Hostel Del Glaciar Libertador.



Atendimento nota 10, inclusive com uma recepcionista Brasileira, de BH. Café da manhã (também argentino), cama excelente e banho idem, vale a pena. pagamos US$ 67 nossa estadia lá. pagamos em Dólares por que os pesos tinham que durar até nossa saida da Argentina.

Nos instalamos, guardamos a moto da Chris ao lado do Hostel, protegida do vento e fomos ao Perito Moreno. No caminho dá para ter uma noção da cidade; cheia de bares, shoppings e lojas famosas, muito legal! Paramos num YPF para abstecer e seguimos para o que seria minha maior surpresa na viagem.

O caminho é ótimo até o Glaciar, tudo asfaltado recentemente! Chegamos ao Parque Nacional Los Glaciares e pagamos AR$ 75 pela entrada, são 3 tickets como este:



Logo após esse pórtico de entrada já é possível avistar o lago e as montanhas que compõe o Glaciar.
O legal é que ficamos super felizes de ver um "gelinho" ou mini-iceberg boiando logo na entrada...não tínhamos ideia do que nos esperava!

Logo em seguida, mais uns 15 kms começamos a avistar o tal Perito Moreno.


Nesta foto acima dá para ver os "gelinhos" que víamos na entrada, mas não dá a dimensão do Monumento da Natureza. Nela (foto) estão alguns barcos, beeem pequenos, fazendo o passeio que pode ser contratado na entrada do Glaciar. Gigantesco! Essa imagem, ao vivo, impressiona e muito!

Chegamos na "portaria" do Glaciar propriamente dito, depois de passar por uma estradinha sensacional, cheia de curvas, paisagens e muito bem pavimentada. Nos informaram que teríamos que deixar a moto no estacionamento (muito seguro por sinal) e subir ao mirante de van, serviço gratuito do parque. Chegamos ao estacionamento, paramos a moto e fomos em direção à van, onde o auxiliar do motorista nos informou haver um caminho que seguia dali até o mirante principal, de aproximadamente 2 km, por trilhas bem seguras, feitas em madeira e metal com corrimãos e tudo. Seguimos então para a tal trilha!
Aliás, recomendo essa trilha ao inves de subir de van, já que depois de alcançar o mirante principal, você tem a mesma van para descer até o estacionamento. É excepcional a vista desta trilha!


esta é a vista à frente do estacionamento...coitado do "gelinho" que havíamos visto!


A partir de um certo ponto da trilha já se tem a visualização completa da "parede" de gelo:



essas panorâmicas ficam demais, queremos fazer uma para a parede de casa!

Olhem, quero dizer que nenhuma dessas imagens é fiel à emoção e a dimensão dessa "estupidez" da natureza!
O Glaciar é gigantesco e dá a impressão exata do que somos nessa vida, perante a Natureza!!!

Nesta próxima foto, tirada em um mirante mais alto, dá para ver as pessoas, bem pequenas em um mirante mais baixo, talves dê a dimensão desse "absurdo"!


Não preciso falar de dados muito técnicos sobre o tal, mesmo por que não é objetivo do Blog, porém vale dizer que esse "cubinho" de gelo tem aproximadamente 60 metros de altura por 5 quilometros de extensão!

Na subida da trilha dos mirantes tivemos uma sorte incrível: todos estão lá apreciando a vista e tal, mas morrendo de vontade de filmar uma "ruptura" do Glaciar, que realmente é um expetáculo incrível e ao mesmo tempo assustador! E nós conseguimos, aliás a Chris! Quando ouvimos o primeiro estrondo ela sacou rapidamente a máquina e fez essas imagens:


Sensacional! É um passeio incrível que vale muito a pena!

Depois de todo esse espetáculo voltamos a cidade, agora bem mais satisfeitos com a sensação de ter feito um "baita" passeio e fomos comemorar!

Paramos a moto na cidade, em frente à um bar, Bar da Esquina se não me engano e veio um garçon muito simpático que nos reconheceu como Brasileiros de cara. Pedimos uma Quilmes e ele: "não preferem uma Kaiser?", hehehehehe, figuraça!

Pedimos um lanche, que ele nos alertou ser bem grande, comemos muito e fomos passear na cidadezinha!


Entramos em várias lojas, principalmente as de souvenir, compramos adesivos para os baús, a Chris comprou uma encomenda para a mãe, uma geleia de Calafate, num pote de vidro, hehehehe, é um tipo de encomenda "daquelas"!!!

Isso sempre me faz lembrar de um amigo, cujo pai pediu que ele trouxesse dos Estados Unidos um Parabrisas de avião, hehehehe, e pior que ele trouxe, imaginem!!!!

Valeu a viagem esse dia, valeu e muito!!!!

3 comentários:

  1. É..., são nesses momentos altos e mágicos de uma motoviagem que nos fazem crer que embora sejamos pequenos, somos grandes em nossos sentimentos perante o natural. Isso é viver! Demais!!

    ResponderExcluir
  2. Continuo curtindo muito todos os posts, comentários e dicas. Muito legal!
    Eu também conheci o Glacial Perito Moreno e concordo plenamente com a percepção de vocês. É um uma visão que nos dá uma lição de humildade diante da natureza. É difícil traduzir em palavras e fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zeca, que bom que está aproveitando os relatos amigo!
      Quando puder me envie um email para trocarmos mais ideias ok?
      Mande para andrecneto@hotmail.com
      Grande abraço e obrigado pelas palavras!!!!
      André e Chris

      Excluir