segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ushuaia 2010 - 20º Dia - 1º/12/2010 - 480 km

Acordamos cedinho para dar tempo de tomar o café da manhã (argentino, café aguado e 2 meia luas). Logo chegou a van da Agência com a guia, a Valéria e o motorista, um Boliviano bem calmo que não me recordo o nome.

Saímos do Hotel e fomos aos outros para buscar o resto do pessoal da excursão.

Interessante que em vários lugares, e esse foi um deles, havia a possibilidade de fazer o passeio com tradução para o Português, o que significa que os Brasileiros estão em todas, hehehe!

Saímos da cidade para a Península Valdés, numa van novinha e mais uns 8 turistas. Foi bom para ver a diferença de quem viaja de moto ou carro para os que vão de avião: todos eles ficavam emocionados e tiravam muitas fotos quando avistavam alguns animais, como os Guanacos, por exemplo, coisa que pela a estrada você vê a toda hora, até apelidamos eles de "Panacos", hehehehe! A viagem de moto não se compara a nenhuma outra!

Após uns 100 kms por asfalto, adentramos o parque e logo chegamos à Puerto Pirâmides onde faríamos o passeio contratado, de barco para ver as Baleias Franco Austral.


Puerto Pirâmides é uma pequena cidade onde estão localizadas várias agências que fazem o passeio.
A nossa era essa da foto acima.

Inicialmente somos preparados, com uma vestimenta, no mínimo "brochante":
mas a Chris ficou lindinhaaaaaa!

Depois somos direcionados ao barco que já nos espera na beira d'água:


Nele cabem seguramente mais de 30 pessoas. Ele é colocado na água com um trator e, nesses passeios acontece uma coisa que acho interessante: a maioria das pessoas simplesmente não vêem as baleias, nesse caso o objetivo, por que os cliques das máquinas são tantos, o olho sempre está atrás da máquina e a pessoa não aproveita o passeio em si! Aconteceu exatamente isso e talvez eu tenha sido o único que realmente vi baleias, hehehe, o resto verá em casa, depois, no computador!!! Vai entender!!!!



Nem vou perder tempo colocando todas as fotos de baleias aqui! Lógico que a Chris também ficou vendo a máquina e tirou umas 50 fotos de rastro na água, rabo dentro d'água da baleia, enfim, como todos, hehehe! Eu vi!!!!

O passeio dura aproximadamente 1 hora e meia, com um guia nos explicando para onde estão indo, quais os tipos de Baleias, qual a melhor época, enfim todas as informações. Na volta, me arrependi um pouco de não ter aceito o traje "brocha plus" amarelinho. O tempo virou e começaram algumas ondas que respingavam, e muito, dentro do banco, resultado, André todo molhado, hehehehe!

Voltamos à van que novamente nos esperava e fomos sentido Caleta Valdés para ver os pinguins.

Tiramos a foto, que para mim é a foto da viagem: veeeeennntooooooooo!


Os pinguins ali são os mesmos vistos em Punta Tombo, com a diferença que lá você anda no meio da colonia e em Caleta Valdés, apenas fica apreciando eles em um mirante, mas é muito legal também!



Fizemos alguns vídeos bem legais lá:

Dá pra ter noção do ventinho!!!

Lá é bem inclinado e não sei explicar como eles não caem, hehehe!

Depois dessa visita fomos para Punta Delgada, uma propriedade particular onde existe um Hotel, restaurante e uma colonia de Elefantes Marinhos, Incrível!


lógico que só existe essa opção de restaurante!


Esses são umas figuras, super territorialistas, enormes e "preguiçosos", lógico também, com um pesinho desses.....


Show de passeio! National Geographics puro, hehehehe!


Saindo de lá seguimos retornando à Puerto Madryn e todos puderam descansar e apreciar mais alguns animais como as Lebres Mara (um coelho com uma "saia" preta, lindinho) e os Nhandus, além, lógico dos "Panacos" entre outros. Valeu cada centavo!

Voltamos ao Hotel no final da tarde, bem satisfeitos com o dia turista, comemos alguma coisa e fomos descansar para o que seria então a etapa final da viagem!!!

Um fato interessante que mudou alguns pontos de vista meu, foi que a Valéria, guia, era navegadora e das que fazem grandes viagens, trans-atlânticas por exemplo. Numa conversa com ela, lógico que mencionei o nome do Amir Klink, ao qual tenho profundo respeito e sou leitor assíduo e fã e ela não fazia a mínima ideia de quem era. Bom, ela não tinha obrigação de conhecê-lo mesmo, mas o interessante é que as vezes damos tanto valor e achamos ser unanimidade algumas coisas, que no ponto de vista de outras pessoas não são e nunca serão. Lógico que o Amir é um "baita" esportista, escritor e tudo o mais, o caso não é ele, o caso é que um fato pode ter sentido para nós e nenhum para os outros!!!




Um comentário:

  1. Li tudo e adorei os vídeos. Mas achei o vento fraquinho, afinal os pinguins estão em pé! hehehe Que animalzinho mais simpático... valeu. Abração.

    ResponderExcluir